quarta-feira, 10 de julho de 2013
Auriculoterapia
A auriculoterapia é um sistema independente da acupuntura e especialidade dentro da Medicina Chinesa.
A aplicação atual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares, este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão:
enfermidades de carácter funcional,
enfermidades de carácter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insónia e dor, etc.
A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china. Este microsistema já era referido nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo.
Mais recentemente em 1947, o Dr. P. Nogier (francês), publicou alguns trabalhos nos quais expõe a relação existente entre o pavilhão auricular e o resto do organismo, descrevendo inclusivamente, as experiências realizadas com clientes e os ótimos resultados obtidos. Ao que se sabe, ele partiu da observação dos povos do mediterrâneo, que tinham por hábito o uso de pequenas cauterizações na orelha para o tratamento de várias moléstias, conseguindo descobrir uma série de pontos curativos. Ao estudar esses pontos estabeleceu uma ligação entre a posição destes no pavilhão auricular e aquela ocupada pelo feto pouco antes do nascimento. Estes trabalhos do Dr. Nogier foram publicados em jornais de Xangai levando os chineses a acelerarem as investigações sobre esta área, criando vários centros de investigação por toda a China.
Desde a década de 80 do século XX até á atualidade foram feitos progressos enormes na auriculoterapia quando em 1982 foi fundado na China o Grupo Nacional de Trabalho em Auriculoterapia.
Marcações: Terapeuta Joana Rebelo
Contacto: 913333253
Domicilios:
Lisboa, zona Ribeirinha, Odivelas, Pontinha, Amadora, Paço de Arcos, Sintra, Oeiras, Estoril, Cascais, entre outros
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário